segunda-feira, 19 de março de 2012

POEMAS DE NOEL ROSA


O QUE É UM VIOLÃO

O violão, meu amigo e companheiro,
Que sempre partilhou de minha dor,
Na serenata sempre foi bom companheiro,
Numa modinha, o meu melhor inspirador.

Nem bandolim nem violino bem tocado,
Nem mesmo um cavaquinho em boa mão
Me fizeram ficar tão inspirado
Quanto fiquei com o som de meu violão.

Ele, quem me ditou o canto e a rima,
Ele quem a vibrar se acostumou,
Soluça no bordão, geme na prima...

É ele quem me anima e me seduz.
Juro deixar o mundo alegremente
Desde que eu tenha um violão por cruz.


(1930)


***


                                                   DESILUSÃO

Quando começou
A nossa amizade,
Eu só te pedia
Sinceridade.

Poderás te esquecer
Do meu sofrer,
Pra fugir ao tormento
Eu prefiro morrer.

Agora, tudo desfeito
Pela tua ingratidão,
Somente guardo no peito
Mais uma desilusão.

Se meu padecer
Te trouxer venturas,
Serei venturoso
Entre amarguras.

                                                (1924)




***


Jocelyn, Jocelyn,
Jocelyn da Encarnação,
Severo amigo,
Mais que amigo, irmão.

(1936)


*** 

O caralho é o pai de todos os mortais.
Consolador de pombas e bocetas,
Alma dos cus e coração das gretas...

Foi com quem sua mãe sempre se viu,
Ele é meu pai, seu pai, pai do soneto
E pai da puta que o pariu.

(1926)

Nenhum comentário:

Postar um comentário